Caras e caros, vocês estão bem?
Livros
Temos duas grandes novidades em junho: a reedição de O tenente Quetangue, de Iuri Tynianóv, título da finada Cosac que sai agora pela 34. Na novela, Tynianóv, grande formalista russo, lança mão de diversos procedimentos de vanguarda para satirizar a autocracia soviética.
Também pela 34, temos O autor e a personagem na atividade estética, de Bakhtin, componente da antiga edição Estética da criação verbal, que agora sai numa edição expandida, com apêndices inéditos, encontrados recentemente.
Substack
Nossa newsletter está indo para o Substack, caso você seja usuário, pode se inscrever diretamente pelo link da publicação. De qualquer maneira, já importei os e-mails para lá, e devemos nos manter em contato. Só chequem sua caixa de spam para ter certeza que receberão os próximos e-mails.
Cursos
Nosso curso sobre Os demônios, de Dostoiévski excepcionalmente terá sua primeira aula na terça, 6, e não na quarta. Teremos quatro aulas a cada quinze dias, entre junho e julho, lendo e entendendo a prosa dostoiévskiana de Os demônios: a aclimatação do herói byroniano na sociedade russa, o agregado Stiepan, o narrador volúvel, a aclimatação do liberalismo na Rússia, o romance anti-niilista, entre muitos outros temas. Montei um site com conteúdo de auxílio aos leitores do romance e aos participantes do curso, que pode ser acessado aqui. As inscrições podem ser realizadas através do e-mail leiturasrussas@gmail.com (pix, R$200) ou do Sympla.
Em junho teremos também o Clube do Livro Russo sobre O rei Lear da Estepe, de Turguêniev, mais um capítulo da aclimatação de Shakespeare na Rússia. Inscrições através do e-mail leiturasrussas@gmail.com ou Sympla.
Muito obrigado,
até a próxima,
César