Caras e caros, tudo bem? Desde a última newsletter tivemos algumas notícias de lançamentos até que incomuns:
A Todavia publica agora, no dia 10, os Últimos contos de Tchékhov, na qual já sabemos conter "A dama do cachorrinho", "Um caso médico" e "A noiva", entre outros.
A Boitempo lança o título mais inesperado possível, o Viagem de Petersburgo a Moscou, de Aleksandr Radíschev. Obra de corte iluminista, na qual Aleksandr discorre sobre as questões surgidas de sua viagem entre as capitais.
A Jabuticaba publica Necrópole, de Vladislav Khodassiévitch, aqui apresentado por Bruno Gomide, tradutor da obra:
Esta “cidade dos mortos” é certamente o trabalho mais conhecido e traduzido de Vladislav Khodassiévitch. Poucos textos terão exercitado de forma tão consumada a arte acridoce da rememoração de personalidades literárias. Tal gênero do “retrato” é essencial à tradição literária russa, tão central lá quanto pouco explorado entre nós, pela literatura brasileira. Cruel e terno, Khodassiévitch constrói um baú de ossos de talhe próprio, cheio de figuras vivas e do colorido tão peculiar a uma intelliguêntsia russa que agora estava “dormindo profundamente”, no verso de Bandeira tornado epígrafe por Pedro Nava. Um século antes do poeta exilado, o publicista Piotr Tchaadáiev não teve dúvidas em localizar a sua famosa “Carta filosófica” na cemiterial “necrópolis” que era a Moscou de Nicolau I – note-se aqui o uso do termo grego, “bizantino”, em contraste com a forma latina, sedutora imagem da cultura ocidental. Em 1936, não sabemos se a “necrópole” de Khodassiévitch é a atraente Paris, metamorfoseadora de poetas em motoristas de táxi, ou a Moscou stalinista.
Cursos e aulas
Em agosto teremos nosso curso sobre Mestre e Margarida, de Bulgákov, clássico maior da literatura do período soviético. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla ou pelo e-mail leiturasrussas@gmail.com.
Enquanto isso, o Clube do Livro Russo tem sua programação para o 2º semestre de 2023, que pode ser vista aqui. Em julho teremos A filha do capitão, de Púchkin, livro que busca na história da Rússia seu argumento, traço tão comum aos autores do XIX. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla ou pelo e-mail leiturasrussas@gmail.com.